Desde 1963, quando foi lançada uma marchinha carnavalesca, com o nome "Ovo de Codorna", de Severino Ramos de Oliveira, houve um grande impulso no consumo de ovos que continuou após a regravação da canção, pelo rei do Baião, Luiz Gonzaga, que exaltou e muito as qualidades afrodisíacas do produto. Na verdade, houve um grande impulso no consumo e anos mais tarde calcula-se que a produção de ovo de codornas em 1992 tenha sido algo próximo a 34 milhões de dúzias, o que significa quase 3% da produção da avicultura industrial no mesmo período. As codornas conhecidas cientificamente como Coturnix coturnix japonica, são pequenas aves originárias da Europa e da Ásia. Os primeiros dados históricos sobre a procedência da codorna datam do século XI, porém, a criação das aves para a produção de carne e ovos teve início em 1910 no Japão, China e Coréia.
Qualidades nutricionais do ovo e da carne de codornas :
O ovo de codorna representa aproximadamente um quinto do tamanho do ovo de galinha, variando de 7 a 15 g, com uma média de 10 g de peso para a codorna japonesa, representando, em média, 8% do peso da codorna, enquanto que esta proporção é de 3% para o ovo de galinha. O ovo de codorna tem características marcantes, como um sabor incomparável, excelente poder nutritivo, baixo colesterol e fonte rica em ferro e vitaminas, além de boa digestibilidade. Possui as vitaminas A, D, F as vitaminas do Complexo B e a vitamina C, que não existe no ovo de galinha. Além disso, são ricos em proteínas e os níveis de colesterol são baixos.
Colesterol
O colesterol não é uma gordura, mas sim uma substância semelhante a uma gordura produzida por todos os animais, incluindo os humanos. O colesterol é necessário para uma série de funções do organismo servindo como isolante de fibras nervosas, manutenção da parede celular e está
relacionado com a síntese de vitamina D, vários hormônios e sucos digestivos.
Carne
Além dos ovos, a codorna foi selecionada para produção de carne e atualmente as aves melhoradas atingem 260 a 280 gramas ao abate. A carne de codorna é escura, macia, saborosa e pode ser preparada da mesma maneira que a de frango de corte. Pesquisas indicam que a carne de codorna é uma excelente fonte de vitamina B6, niacina, B1, B2, ácido pantotênico, bem como de ácidos graxos. A carne de codorna apresenta grandes concentrações de Ferro, Fósforo, Zinco e Cobre quando comparada à carne de frango. A quantidade de colesterol da carne de codorna atinge valores intermediários (76 mg) entre a carne de peito (64 mg) e da coxa e sobre-coxa (81 mg) do frango. A maioria dos aminoácidos encontrados na carne de codorna são superiores aos de frango.