O Codornão vem do aprimoramento inverso em questão de tamanho, ou seja, crescer muito porém sem perder a qualidade de produzir bastante ovos.
A grande qualidade do Codornão, é o seu rápido retorno, seja para carne ou para ovos, pois aos 35 ou 40 dias esta pronto para o abate, ou produção de ovos.
Cada Kg de carne de Codorna limpa, pode ser comercializado de R$ 12,00 a R$ 18,00. A codorna também fica ótima se for cozida, e mais ainda se tiver um recheio delicioso de ameixa e cogumelos shitake, com molho de uvas escuras (do tipo pinot noir). Para acompanhar a ave, a sugestão é um risoto de amêndoas. Na falta delas, podemos substituir por amendoim ou castanhas, sem perder o sabor e a crocância.
A criação do Codornão do lado técnico-econômico, torna-se ainda mais atrativa, ao verificar-se o seu rápido crescimento e atingimento da idade de postura, a sua elevada prolificidade e o seu pequeno consumo de ração, conforme os dados zootécnicos que se seguem:· Peso do pinto ao nascer: 10 gramas· Peso da ave adulta: fêmea 500 gramas - macho 450 gramas· Início de postura: 42 dias· Período de produção: 8 a 10 meses· Percentagem de postura: até 80%· Ovos por ave por ciclo produtivo: 250 a 300 ovos· Peso médio do ovo: 10 a 16 gramas· Período de incubação: 16 dias· Idade para abate: 45 dias· Peso médio de abate: 380 gramas· Consumo de alimento até o abate: 1500 gramas